Post by resistance on Dec 13, 2019 19:43:10 GMT -3
Começaram a ser exibidas na Europa, inicialmente no Reino Unido, notícias sobre o que passou a ser chamado de "O maior desastre do mundo da música nessa década": a cerimônia de casamento entre a nipônica Reiko, e o britânico integrante da banda Shadows of the Night, Paul Bextor.
Seguindo o acontecimento, a BBC News convidou Stefan Lancaster para falar um pouco sobre tudo que aconteceu naquela noite. O cantor não estava em muitas condições de comparecer ao estúdio, mas participou de uma chamada em vídeo com a emissora. Além disso, ele reagiu a uma versão um tanto… diferente de seu single "Never Say Goodbye", que foi exibida à todos os espectadores.
Após receber as boas vindas da apresentadora, Stefan foi perguntado se estava bem após tudo que havia acontecido no casamento de Reiko. Ele confirmou que sim, e explicou que seus amigos haviam o cercado de atenção e carinho, lentamente o ajudando a se sentir melhor depois de tudo aquilo. Porém, explicou que estava se sentindo um pouco doente, então achou melhor continuar o período de repouso pelo menos parcialmente, e realizar a entrevista daquela maneira, pela câmera do celular.
Quando perguntado sobre sua participação nos preparativos do evento, Stefan contou que Reiko preferiu tomar conta da maioria da organização ela mesma, mas que ele e os outros padrinhos e madrinhas se juntaram para fazer as despedidas de solteiro de cada membro do casal… e riu enquanto dizia que seria melhor não contar sobre como foram cada uma das festas de despedida. Então sendo perguntado sobre suas primeiras impressões ao chegar na cerimônia, ele explicou que, de primeira, se sentiu um pouco incomodado pela presença de tantos paparazzi livres para fotografar todos os artistas e outras celebridades que estavam comparecendo ali, se questionando se Reiko e Paul não gostariam de um pouco mais de privacidade, porém, respeitando a escolha do casal, apesar de achar que isso possa ter sido um dos motivos que levou à tudo de ruim que aconteceu naquele dia.
Quando perguntado sobre quando percebeu que as coisas estavam indo mal demais, Stefan falou sobre a primeira grande polêmica da noite, a briga entre o Papa Francisco e o Lilith $, Plastique Condessa e Elliot. “Eu nunca fui muito chegado à qualquer assunto relacionado à religião, principalmente o Cristianismo, por experiência própria, mas sempre tentei manter minha calma nesse tópico, e não vi nada de errado quando Reiko escolheu realizar seu casamento numa igreja católica. Mas eu realmente não esperava que ela havia convidado a maior autoridade da Igreja pro casamento, e foi uma surpresa maior ainda ele ter comparecido. Confesso que isso sim me fez sentir um pouco mal, julgado, mas até aí nada de errado sobre a presença dele lá. Mas quando eu fiquei sabendo que ele havia falado m**da pra Lilith, pra Plastique e pro Elliot, e vi que a -Tique apareceu machucada… foi impossível não sentir empatia por eles, e raiva por aquele homem. Quis me pronunciar de alguma maneira, mas não queria causar mais confusão no casamento de minha melhor. Então, contatei minha equipe e fiz um pedido rápido-” Stefan some da tela por um momento… e então volta, mostrando uma peça de roupa familiar em um cabide. “Essa camisa de cruz invertida foi o protesto mais sutíl no qual consegui pensar em poucos minutos. Ainda bem que conseguiram me disponibilizar isso a tempo. Vou sempre guardar com carinho as lembranças dos olhares me julgando…” Disse com uma leve risada. Ele comentou também sobre a briga envolvendo a mãe de Reiko, mas sendo breve, desejando pêsames à vítima do incêndio na Igreja.
Já sobre o incêndio em si… “Olha, eu já fiquei com raiva da Agatha algumas vezes, mas nunca como naquele dia. Se ela tivesse prestando atenção na cerimônia ao invés de estar com a cara tão enfiada com a cara no celular, nada daquilo ia ter acontecido… *suspiro* bem, ela já se desculpou, e eu já perdoei ela, assim como todo mundo, espero.” Ele comentou também sobre a ajuda financeira que Agatha ofereceu para recuperar o local do incêndio, admirando o ato, literalmente batendo algumas palmas para ela.
Voltando um pouco na linha do tempo de acontecimentos, o perguntaram sobre suas interações com Lazuli no Twitter um pouco antes. “Ah sim… bem, eramos padrinho e madrinha, calados no altar, vendo aquilo tudo acontecer… a qualquer momento a Reiko ia aparecer, e eu não queria ela me culpando depois por estar fora do meu lugar na cerimônia e piorando a bagunça, hah. E eu também estava preocupado com a Lazuli, com aquelas roupas rasgadas… admirei como ela conseguiu manter a pose naquele momento complicado. Eu sinceramente estava rindo de nervoso quase o tempo todo.”
Quando perguntado sobre a entrada da polícia no local, Stefan arregalou um pouco os olhos, antes de suspirar. “Bem, já faz algum tempo que eu duvido sobre as capacidades da polícia aqui no Reino Unido… mas naquele dia eu simplesmente perdi as esperanças sobre essa parte do sistema. Foi horrível ver eles tentando prender quase todos os artistas ali… mas o pior foi quando vi que foram atrás do Elliot primeiro. Homens brancos prendendo um homem negro… que novidade não é… espero que Elliot consiga faturar algo com esse óbvio caso de racismo. Bem, depois disso, irem atrás da Lilith e da Plastique foi previsível, mas quando eu simplesmente estava quieto observando a situação e vieram me algemar também… foi uma surpresa, mas não maior que a surpresa quando os vi prendendo Reiko também. Ela, assim como Plastique e Elliot, foram algumas das maiores vítimas da noite, e estavam sendo levados como criminosos? E eu simplesmente estava ali perto… foi muita injustiça de uma vez só. Novamente, perdi a fé na polícia. Mas não culpo a Electra por ter ligado para eles. Só espero que tenha aprendido que talvez não sejam sempre a melhor primeira opção à ser chamada em uma situação complicada....”
Ele então foi perguntado sobre sua estadia na prisão. “Bem, como se já não fosse ruim suficiente estar numa cela daquelas pela primeira vez desde a minha adolescência, todo mundo que estava lá, inclusive eu mesmo, ajudou a tornar o momento um pouco pior. Todo mundo irritado, estressando, surtando… a Reiko gritando e querendo bater em todo mundo, o que agora eu entendo completamente, depois de tudo que ela teve que aguentar….. Eu não via a hora daquilo acabar. Fiquei muito grato quando Yves e Apollyon viram meu pedido de socorro, que eu só consegui enviar porque tiveram a decência de deixar a gente manter nossos celulares, mas outros pertences tinham sido confiscados… enfim, eles me ajudaram muito a não desmoronar naquela noite.”
Finalmente, perguntado sobre sua atual relação com todos envolvidos na noite, Stefan disse: “Acredito que ter passado por tudo isso juntos acabou fortalecendo nossos laços. Apesar da briga bem momentânea, eu e Reiko estamos melhores do que nunca, estou feliz demais por ela e por Paul. De novo, parabéns pro casal! E sobre o resto do pessoal que estava lá, realmente criei e fortaleci algumas amizades lá, e fico muito feliz por ter conseguido esse tipo de coisa tão boa depois de todo o… bem, como vocês estão chamando, desastre.”
A apresentadora agredeceu à Stefan pela entrevista, e disse que a equipe do programa havia preparado para ele uma surpresa pela participação. Ela perguntou se ele havia visto os protestos online que os fãs dos artistas presos haviam começado, e ele disse que havia visto algo rapidamente, mas que não estava prestando muita atenção nas redes sociais nos últimos dias, tentando repousar sua mente. A apresentadora brincou, dizendo que esperava que ele já havia se recuperado bem dessa pausa, e ele confirmou, rindo de leve. “Bem, aqui vai… esperamos que você goste!”
Então começou a ser exibido um compilado dos vídeos de protestos de fãs online. Assim como muitos dos vídeos de protestos, eles estavam usando alguma música do respectivo artista sendo apoiado ao fundo, nesse caso, “Never Say Goodbye” tocava ao fundo dos vídeos. Mas a equipe do programa editou eles, de maneira que cada vídeo se conectasse um no outro, conectando o acompanhamento musical do single de Stefan Lancaster e Lilith $. Então, ao som da primeira estrofe, pré-refrão, refrão e pós-refrão, era possível ver diversos tipos de fãs do cantor e também de alguns outros, com cartazes com dizeres como “#FreeStefan” “#FreeLilith” e “#FreeReiko”, além de alguns um pouco mais agressivos, onde os respectivos fãs estavam explicando a situação para suas câmeras, seja calmamente, ou agressivamente, com gritos. Ao fim da exibição, Stefan foi mais uma vez mostrado, gargalhando. “Ahhhhh, como eu estava precisando disso. Por favor me enviem o artigo disso depois. Muito obrigado pela… homenagem?” Perguntou com uma pequena risada. Mais uma vez, ele e a apresentadora agradeceram um ao outro, antes que sua participação no programa fosse encerrada.
.