Post by bad_barbie on Feb 24, 2020 1:00:29 GMT -3
Plastique Condessa gravou essa semana um especial para a MTV onde a mesma conta um pouco sobre a história do metal, e sobre como ele esteve sempre presente na cultura pop com o passar dos anos. Ao fundo, enquanto ela fala, está tocando Fight With Myself, sua música de trabalho.
“Boa noite gente aqui é Plastique Condessa e eu estou aqui para apresentar esse especial sobre o metal. Mas vocês devem estar se perguntando “Ah, mas Plastique, por que um especial sobre metal assim de repente” então amadas desculpem-me dizer, mas não é de repente, o metal felizmente tem tomado conta dos charts nos últimos tempos. Óbvio que não como a música pop, mas ainda assim tem revivido nos últimos meses.
Esse é o ponto; revivido... Como pode reviver algo que nunca esteve morto? Sim, o metal nunca esteve morto e eu, que sou muito grata pela MTV por me chamar para esse especial e ainda deixar minha música tocar de fundo, vou explicar para vocês.
O metal definitivamente não um gênero novo; surgiu por volta do final da década da 1960, e era muito conhecido pelo nome de Heavy Metal, e que foi um gênero que já chegou... CAUSANDO! Completamente inspirado pelo Blues Rock, que já estava começando a se popularizar ali no final da década de 1950 e começo da década de 1960, o heavy metal tinha suas raízes. Os sons pesados e bem distorcidos do blues rock era algo que incomodava por demais a crítica especializada da época, que detonava sem dó as bandas que surgiam. Mas inad não tínhamos heavy metal, o gênero começou a ser moldado perto da década de 1970, com bandas como Black Sabbath, Led Zeppelin, começavam a se declarar assumidamente metal. Entre esses quem se saía melhor era o Led Zeppelin, que tinha um som digamos assim mais “mainstream”. Porém, as outras bandas não ficavam muito atrás não; com um estilo deveras pesado, Black Sabbath e Deep Purple também acabaram tendo seus momentos gloriosos no metal.
Mas calma; todas essas bandas aconteceram no Reino Unido. Nos Estados Unidos nós tínhamos o Kiss, o Dust e o Blue Oyster Cult, e ainda tínhamos Scorpion crescendo na Alemanha. Então, era um sucesso absoluto, já que tínhamos muitas bandas surgindo a todo vapor como Judas Priest, por exemplo. Mas o metal teve sua primeira queda logo ali no fim dos anos 1970, quando teve que dividir espaço com outro gênero que eu gosto muito; o punk rock. Ah, e com a música disco também. Então, o metal teve que passar por sua primeira adaptação; os elementos de Blues, que eu citei ali no começo do especial, eram deixados para trás e o conceito de botar andamentos cada vez mais rápidos ajudaram. Nos anos 1980, a Nova Onda do Heavy Metal Britânico, como foi chamada, invadiu o mainstream de uma forma que ninguém estava preparado. Iron Maiden e Motorhead tinham chegado para dominar as paradas britânicas. E as bandas antigas eram cada vez mais ofuscadas por essa nova onda, para vocês terem noção, a banda que abria o show do Black Sabbath se tornou maior que eles! Estamos falando do Van Halen, que iniciou outra vertente do metal aí na década de 1980. O conhecido como Glam Metal, que foi inspirado, obviamente, pelo Glam Rock que teve seu momento de glória ali pela década 1980. O estilo Glam enfatizava o comportamento selvagem.
A partir daí, o metal já tinha atingido um ponto onde era o topo das paradas, tocava só nos melhores festivais, saiu do eixo Europa e conquistou os Estados Unidos! O metal era o gênero do momento.
Mas... Estão sentindo falta de alguma coisa? Tipo... MULHERES? Sim, infelizmente, mulheres fazendo sucesso no metal não foi uma realidade tão forte até meados dos anos 2000. As mulheres na década de 1980 estavam dominando as paradas pop, até mesmo as paradas disco, mas o rock continuava um gênero muito machista. Óbvio que ainda tínhamos nomes como Vixen e Joan Jett, mas ainda assim era uma parcela mínima.
Com os anos 1990 chegando, muitos gêneros surgiam, como o Gothic Metal, Black Metal, Symphonic Metal, Trash Metal, Death Metal, Power Metal, essas coisas. Com isso, muitas mulheres começaram a liderar os microfones, como Tarja Turunen, Simone Simons, Cristina Scabbia, Sharon den Adel, Angela Gossow entre outras. A maioria dessas surgiram no fim da década de 1990 e início da década de 2000, acompanhadas pela atmosfera de dominação feminina do gênero.
Mas voltando aos anos 1990, o trash metal se tornava conhecido e popular por nomes como Metallica, Anthrax, Megadeth e Slayer. Mais um movimento de metal que dava certo, essas bandas tiveram grande prestígio comercial durante o fim dos anos 1980 e começo dos 1990. Então, o Trash teve um bebê chamado Death Metal, onde ambos rejeitam a teatralidade do metal antigo. Era um gênero com um pouco mais de... Atitude trash? Ai produção é nessa parte que eu começo a amar.
E na Noruega temos um estilo que vai totalmente contra essa teatralidade mesmo, né? O black metal, que surgiu por ali naquela época, trazia letras com conteúdo satânico e por diversas vezes pagão. Completamente pesado, distorcido, cheio de gutural e tudo mais, é um gênero que faz qualquer igreja FERVER. Se eu fosse falar tudo que aconteceu no Black Metal esse especial ia durar horas né? Então fica pra outra hora.
E por enquanto eu vou falar só nesses para não me estender tanto, né? Na próxima ocasião, termino esse especial com os grandes sucessos do fim da década de 1990 e começo da de 2000.
O que, produção? Uma performance Fight With Myself? Bom, ok.”
*Plastique performa Fight With Myself e especial acaba. To Be Continued.*