Post by aquaphorrecords on Feb 24, 2020 19:44:16 GMT -3
Transmitido pela MBC, o programa Kalam Nawaem é um talk-show árabe apresentado por mulheres, mas por sua vez, tem como maioria telespectadores homens. Desde 2002, debatem sobre terrorismo, machismo, dentre outras coisas que ainda estão influentes na cultura árabe. Com isso, a convidada especial é a cantora Norma Claire. Árabe, a cantora começou sua divulgação na América, mas finalmente está de volta em seu país natal. Apresentado por Rania Barghout, a animação pro programa é alta, tendo sua audiência no pico desde muito tempo.
Rania: Hoje estaremos recebendo um dos maiores ícones da cultura árabe. Durante esse tempo estivemos aclamando por ela, e ela finalmente voltou pra casa. Por favor, recebam-a com muito amor! Norma Claire!
Norma Claire: Minha nossa! Eu nem acredito que realmente estou aqui! Digo, eu assisto esse programa desde adolescente, minhas amigas sempre comentavam, eu não perdia um. É como um sonho, um sonho se realizando. Eu mal voltei pra casa e já estou tão feliz!
Rania: A Arábia sempre é conhecida por guerras, por machismo, mas na verdade somos muito mais que isso. E você, Norma, está conseguindo mudar isso. Você sabia que desde o seu debut o turismo pra cá aumentou em 4%? Digo, você é uma influência enorme! É um prazer, um prazer tão grande. Eu peço uma salva de palmas, por favor!
Norma: Obrigada, obrigada! Rania, é engraçado como as coisas aqui são diferentes da América. Vejo tanta seriedade, responsabilidade em cada fala sua. Eu me sinto realmente importante. E voltar pra casa... é emocionante.
Rania: Porque você acha que a Arábia transmite essa seriedade?
Norma: Bem, desde cedo nós mulheres árabes fomos criadas pra sermos exemplo, pra sermos cultas. Não demonstrar muitas emoções, não alterar muito a voz, não exagerar nas roupas. E mesmo sendo feministas ou tentando mudar isso, é uma coisa que não sai da gente. Tudo bem, a gente muda quando conhece o mundo como realmente é, mas veja só? Eu viajei quase o mundo todo enquanto divulgava, e veja só? De algum jeito eu não demonstro muitas emoções, mantenho minhas roupas simples e quase não altero a voz... É engraçado, não?
Rania: Criação é algo doido. A criação que você recebeu dos seus pais, te influenciou de forma que você possa transmitir pro seu filho?
Norma: De forma alguma. A criação que dou pro meu pequeno é diferente, até porque agora como artista eu não fico apenas aqui pela Arábia. Não sei, é uma agenda que constantemente muda. E acho que meu filho, por conhecer tantas culturas, pode ser alguém mais liberal. E é exatamente isso que eu quero.
Rania: Uau, e como é viajar por esse mundo todo?
Norma: Hahahah, foi só forma de falar! Eu só andei por alguns estados da América, mas essa semana eu irei a outros países da Ásia. Posso dizer que é cansativo, mas vale muito a pena! Sabe aquela sensação de “dever cumprido?”. É exatamente isso, mas constantemente.
Rania: Tem grandes planos com seu single? Nós amamos tanto Torn!
Norma: Bem, eu consegui chegar ao top 3, e pra mim isso é o suficiente. Sabe, essa competição toda as vezes pode fazer mal. Nos últimos dias aconteceram coisas que me chatearam um pouco e quem me acompanha nas redes sociais sabe. Todas essas coisinhas influenciam a gente, as vezes nos impulsionam, mas também fazem a gente querer parar. Eu me sinto em um meio termo.
Rania: Como se sentiu após a performance de Wylla no MAMA?
Norma: Me senti um pouco ofendida. Não gosto de tocar nesse assunto, mas foi algo desnecessário, entende? As vezes nosso ego é tão grande que não nos permitimos pedir desculpas por um erro bobo, e pra mim este foi o caso dela. Ela me bloquear nas redes sociais e não me considerar asiática só por ser árabe é simplesmente infantil, entende? Em outro evento, ela quis menosprezar uma antiga amiga minha, Brinna B, apenas por ser latina e cantar em inglês, como se ela não fizesse isso... Enfim, eu prefiro não me estender no assunto.
Rania: E como foi vencer um MAMA? A vitória de Torn foi incrível, muito merecido! Meus parabéns!
Norma: Obrigada! Uau, vencer um MAMA foi simplesmente fantástico! Eu estava competindo com outros artistas fantásticos, e por mim, todos venceriam! Mas nossa, minha nossa! Foi loucura, eu até hoje não consigo explicar. Estou tentando assimilar (risos).
Rania: A gente também sabe que você tá mandando super bem no mundo empresarial! Quais foram suas novas conquistas?
Norma: Eu consegui criar uma parceria com a Ubisoft e juntos nós vamos lançar o Empire Dance. É um jogo muito divertido, onde terão coreografias de vários sucessos e o jogador vai ter que imitar! Eu amei, e o jogo em breve vai estar entre nós! Ah, e eu também comprei a Tarantella Productions, uma gravadora que será subsidiária a minha, mas na América. Com isso, todos os meus contratados de lá serão divulgados pela América, isso significa que...
Rania: OH MEU DEUS! Você vai voltar pra Ásia?
Norma: Isso aí, e pra ficar. Ah, e talvez dê uma passada pela Europa também. Mas a América me cansou (Risos).
Rania: Isso sim é pra comemorar! Seja bem-vinda! Pode cantar Torn pra gente e encerrar o programa?
Norma: Posso sim. Tchau tchau pessoal, foi um prazer!
Rania: Esse foi o Kalam Nawaen! E fiquem com Norma Claire! Boa noite pessoal!
Norma encerra o programa performando Torn com sua nova coreografia.