Post by butterflyeffectrecords on Mar 1, 2020 17:50:28 GMT -3
Boa noite, meus demoninhos preferidos! Aqui quem fala é a Banshee e você está escutando o Banshee Radio! Alguns de vocês já sabem mas pra quem está escutando o Banshee Radio pela primeira vez, essa estação de rádio é o meu novo lar. Aqui, eu escuto algum dos projetos musicais, geralmente recentes mas eu também escolho algumas recomendações antigas as vezes, e então eu escuto o projeto, faixa por faixa, e dou minha opinião técnica, emocional e as vezes filosófica sobre as melodias e as letras. No final, eu dou minha opinião sobre o conjunto como um só. Agora, eu sei que eu disse que ia esperar sair a parte dois do album Aphantasia do artista Apollyon mas eu vi a capa dele em um post no twitter e não pude resistir, parece algo muito bom. Então, não me xinguem muito nos comentários e aqui vai minha opinião sobre esse album.
Ok, a primeira faixa se chama Surface. Então vamos lá. [escuta Surface].
Uau. Uau! Eu nem sei o que falar. Essa melodia é tão triste mas ao mesmo tempo aconchegante! O violão tá quase dando tapinhas nas minhas costas e falando "tá tudo uma merda agora mas vai ficar tudo bem, eu prometo". É tão simples mas tão grandiosa, vocês estão me entendendo? É uma ótima melodia para começar um album, é como o prólogo de um livro, te faz querer se aventurar até o final mas mantém o mistério. Eu não sei pra onde esse album vai mas eu sei que eu quero acompanhar ele, onde quer que ele vá. Agora, a letra. Vocês conseguem perceber a sensibilidade nessa letra? Ela parece algo muito pessoal pra ele mas ao mesmo tempo, tantas pessoas se identificam com esse sentimento. Essa procura por boas memórias, a tentativa de sair das garras cruéis do presente! [fala essa última frase com a voz trêmula]. É muito importante escrever músicas sobre isso, mostrar pra quem se sente assim que eles não estão sozinhos, alguém entende eles. Se sua mente está transitando por esses sentimentos, diga a alguém que você sabe que vai te entender e procure ajuda profissional. Não ousem machucar essas carinhas de demônio lindas! Eu amo vocês, eu faço música por vocês! Me prometam que vão procurar ajuda na cidade de vocês ou entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida. Enfim, voltando à música, isso é o que eu chamo de arte. Tem sentimento, tem elementos com que é possível se identificar, a estrutura e a métrica são organizadas e eu preciso falar sobre isso, por mais que eu não me importe tanto com isso nas minhas músicas eu admiro quem tem esse cuidado. Vamos para a próxima música porque eu não quero que vocês me escutem chorar, eu prefiro essa imagem de durona que vocês têm de mim [risos]
A segunda faixa se chama "marry me with a grass ring". Eu amei esse nome! Vamos lá.
Essa melodia deu uma ótima continuidade à primeira. Ela continua simples e agradável de se ouvir. Ela parece um pouco mais feliz do que a primeira na minha opinião e eu não sei explicar porque, só me senti... esperançosa, talvez? Não sei se esse é o termo ideal mas é o que veio na minha cabeça agora. Ela é mais elaborada que a primeira e eu gostei dela, me senti bem, apesar de eu gostar de coisas que usam mais instrumentos reais e menos loops de computador. Ela não tem tantos elementos descritivos mas mesmo assim, te transporta para um lugar bom e específico. Na verdade, agora que eu dei mais uma olhada no encarte, é exatamente esse lugar que veio à minha mente e vocês têm noção de como isso é um ótimo trabalho? Agora, sobre a letra, eu não sei exatamente o que falar, ela é muito pessoal já que tem essa data e algumas coisas que acho que são piadas internas. Mas ao mesmo tempo, são essas coisas que fazem a letra ser tão boa, eu mesma nunca tive uma relação assim com alguém, íntima o suficiente pra ressignificar palavras normais. O nome da música se relaciona com a música o tempo todo e também é tão lindo! "Case-se comigo com um anel de grama", era esse o tipo de relação que ele tinha com essa pessoa, as coisas mais simples se tornavam símbolos de amor e de afeto! Realmente muito lindo, o Apollyon consegue invadir o coração das pessoas com sentimentos de um jeito que eu, por exemplo, nunca conseguiria. Isso é muito admirável, é um aspecto que eleva o artista a outro nível.
A terceira se chama "BRB BRO". Vou direto à música porque eu estou muito animada!
Esses instrumentais! Minha vontade é falar um palavrão mas eu estou na rádio então vou só falar que essa melodia é PER-FEI-ÇÃO. Isso é maravilhoso, é lindamente deprimente e tem um toque retrô apesar de o nível de produção é tão bom quanto as músicas de hoje. É basicamente pop mas incorpora elementos da música clássica perfeitamente. E a letra, meu deus, a letra continua a narrativa quase que exatamente onde "marry me with a grass ring" acabou, a história flui naturalmente mesmo sendo contada através de letras e melodias. E é tão fácil se identificar com essas palavras e com os momentos retratados nessa música! Algumas vezes, parecia ter palavras demais pra um verso quando eu lia a letra um pouco antecipadamente mas quando o verso chegava, elas estavam encaixadas de um jeito que dava certo sem acelerar ou comprometer a sincronia entre a letra e o compasso da música.
"ice cream alert". Esse nome revisita a segunda faixa, "marry me with a grass ring". Vamos lá.
Essa música é boa mas acho que é a que eu menos gosto entre as que eu ouvi até agora. A melodia serviu bem como uma transição pra algo mais pop partindo de "BRB BRO" mas, apesar de ser boa, não é tão impactante quanto as faixas anteriores em questão de sonoridade. Em questão de letra, é a qualidade que eu já esperava depois de ter ouvido as três primeiras faixas e é ÓTIMA, mesmo com uma melodia mais pop, a sensibilidade não foi comprometida e vem com tudo. Trouxe as expressões pessoais de "marry me with a grass ring" e fez as duas músicas ficarem ainda melhores.
"end it with me".
A melodia continua um pouco mais pop mas agora ela é bem mais agradável que "ice cream alert" e segue a linha das anteriores de uma ótima maneira, além de ser muito linda. Ela é simples e mágica como as três primeiras mas é um pouco mais dinâmica. A letra, além de ser estruturalmente bem feita, é muito sensível e muito pessoal mas ao mesmo tempo identificável por muitas pessoas. Muitas vezes nossa família acaba sendo a nossa pior e mais dura crítica e por isso, as pessoas não têm em quem buscar afeto e aconchego, eu entendo isso muito bem, mas o bom da vida é que você também pode criar sua própria família, o seu próprio porto seguro, e eu não estou falando só da família tradicional. É possivel encontrar amor e afeto em vários lugares. Nos seus amigos de bar, colegas de trabalho ou até no cara que trabalha na sua sorveteria preferida! Se você não tem um lugar em que você pode ir para se sentir confortável e abraçado, saiba que é possível criar um! Acho que essa é a minha faixa preferida até agora.
"animal".
Eu amo como a melodia me lembra "end it with me" no começo e depois vai me lembrando de cada uma das anteriores mas sem perder a originalidade, isso é muito lindo! Como ela desacelera repentinamente, isso é muito bom de se ouvir, traz uma surpresa agradável ao album e é... "fresco". Eu poderia escutar essa música pra sempre e provavelmente vou fazer isso. A letra traz uma perspectiva mais ingênua e fácil de se indentificar. Ela é bem escrita do ponto de vista técnico e do sensível também. Ele cita Aphantasia nessa música também e sinceramente isso é uma das coisas mais geniais que eu já vi, vou falar sobre isso na conclusão do episódio de hoje.
"pete ye".
Essa intro é MUITO BOA! Ele trouxe a gente pra narrativa com esse diálogo no começo. A melodia é pop mas é muito boa e divertida mesmo pra mim que não gosto tanto de pop! Ela é bem original e apesar de ser bem simples, não tem nenhum buraco na produção. Apesar de ela ser um pouco mais feliz que o resto do album, a letra dela é tão híbrida! Ao mesmo tempo em que ela nos faz se sentir felizes com essa parte da narrativa porque o personagem está com alguém e se apaixonando, ela também traz a decepção do amor não-correspondido. Quem nunca foi usado como um curativo pro coração e descartado assim que ele se curou?
"home?"
Essa melodia é muito aconchegante e feliz, ela também dá uma impressão de fim, como aquelas músicas que tocam enquanto os créditos estão passando pela tela no fim de um filme, sabem? Ela fica pop demais pra mim no refrão mas isso é um gosto pessoal, de maneira nenhuma isso faz da música algo ruim. A letra é uma incógnita pra mim ainda porque eu acho que ele está indo pra casa e geralmente isso é sinônimo de zona de conforto mas não parece que é essa a circunstância aqui. Talvez ele esteja voltando para o lugar de onde ele saiu no começo por algum motivo. Falta de oportunidades? Medo? A saudade, mesmo que a casa não seja o lugar ideal pra ele? Mesmo que seja só uma casa, e não um lar propriamente dito? Será que ele está saindo de Aphantasia? Será que Aphantasia é mesmo um lugar? Isso tem cara de fim mas não é um fim, não pode ser! Ah! É verdade, esse projeto vai ter a segunda parte... Bom, acho que vocês já entenderam quão bem essa música agiu sobre a minha cabeça. Eu nunca pensei que diria isso de uma música pop hoje em dia mas ela é realmente perfeita. Isso é demais! Agora, eu tenho muito o que falar então vamos para a minha conclusão sobre o álbum.
Esse album foi uma aventura maravilhosa. Gente, eu acho que essa foi uma das melhores experiências que eu já tive na minha vida! Eu provavelmente vou escutar isso a semana inteira. No começo, eu já tinha ficado impressionada porque achei muito inteligente criar uma narrativa completa nesse album, espaço e tempo, um enredo perfeito... Mas Aphantasia é mais que isso. É mais que um lugar pra onde o personagem viaja. Aliás, acho que eu nem acredito mais que ele viaje por lugares mas sim por ideias. Aphantasia não é só um lugar, é muito mais que isso. É um estado de espírito. E eu estou muito feliz que Apollyon me deu a oportunidade de entrar nesse estado de espírito com ele. Isso é arte, meus demoninhos. Isso é que é ser um artista. Não importa em que dia e em que hora a parte dois sair, eu vou estar pronta pra continuar essa viagem com vocês. Esse álbum parece algo de outra dimensão e ao mesmo tempo traz questões tão humanas... Bom, talvez tenha vida inteligente e capaz de sentir emoções em outros planetas e esse album provavelmente também representa os sentimentos dessas populações então eu só posso dizer que isso é maravilhoso. Obrigado Apollyon.
Bom, aqui é a Banshee e esse foi o Banshee Radio! Eu tenho certeza que eu mostrei muito da minha estranheza nesse episódio mas obrigado por me escutarem mesmo assim! Não se esqueçam que hoje eu lancei a versão deluxe do meu album, The Wife's Lament, e ele tem como faixa bônus uma música que alguns de vocês gostam! Tchau!
[Omanko toca no encerramento do episódio]