Post by aquaphorrecords on Mar 5, 2020 15:09:23 GMT -3
Mês que vem, Norma Claire completa 35 anos, mas a mais controversa gênia do pop tem todas as idades bem vivas dentro dela. Na infância, Norma não vê a menor graça: 'Ser criança é uma chatice, você se aborrece o dia inteiro'. Bom mesmo é ser adolescente. Contra todos os clichês que definem esse período da vida como difícil e doloroso, ela vê a saída da infância como uma explosão de felicidade. 'Eu me identifico, gostei de ser adolescente.' Tanto gosta que tem amigos com um terço de sua idade -amigos que, talvez entusiasmados com a jovialidade de Norma, às vezes se esquecem que ela hoje é praticamente uma senhora. 'Eu preciso lembrá-los disso.' A juventude parece ser a fase da vida que mais combina com sua personalidade, e a pouca euforia com que ele fala da senhora Norma é mostra disso. Quando dizem que o cabelo branco ficou bonito, ela responde: 'É bonito, mas é triste'. Debaixo dos caracóis grisalhos, no entanto, parece que sempre vai existir aquela Norma menina, cuja grande imperfeição, segundo ela mesma, é ser meio tagarela. 'Acho que meu maior defeito é que eu falo muito.'
Rolling Stone Como você está encarando a idéia de fazer 35 anos?
Norma Claire Vou fazer 35 anos em abril. Não é ideal: é real. Eu já venho com as questões de maturidade, de envelhecimento há muito tempo. É o símbolo do número redondo...
Rolling Stone E nada funciona mais como antes.
Norma Claire Com 30 anos comecei a usar óculos, e até então minha visão tinha sido sempre maravilhosa. Eu me acostumei aos óculos, me afeiçoei, mas foram uns anos para me habituar a isso. Eu me queixava muito, mas tenho uma grande dose de resignação, porque sei que não tem jeito. Mas evidentemente há um entristecimento, um luto no fato de se começar a perder o foco. Quando dizem que meu cabelo é bonito grisalho, eu digo: é bonito, mas é triste.
Rolling Stone Você já pensou em tingir o cabelo?
Norma Claire Não, tingir talvez fique mais triste, só por isso que eu não tinjo. Certa vez eu tingi, por causa das pessoas mais ingênuas. Quando não te conhecem de perto e vêem cabelos brancos, as pessoas têm uma tendência a achar que a gente é velha, a chamar a gente de senhora. E se a pessoa não tem cabelos brancos não fazem isso. Minha sorte? Uso hijab, e posso me gabar porque não tenho tantos cabelos brancos!
Rolling Stone É novidade te chamarem de senhora?
Norma Claire Não é muito frequente, mas hoje acontece muito mais do que acontecia. Tem gente que fala assim: 'Norma, eu queria que a senhora me desse um autógrafo'. E tenho também amigos muito jovens que parecem nem se lembrar que não sou da idade deles. Às vezes me tratam como se eu fosse igual, e eu digo: 'Espera aí gente, tenho idade e responsabilidades, não tenho a mesma disponibilidade de vocês'. Mas vamos com calma! Eu ainda tenho 34 anos...
Rolling Stone Você sempre teve muita afinidade com a garotada. Continua tendo?
Norma Claire Hoje em dia já não tenho mais tanta ligação com adolescentes como eu tinha até uns 25, 30 anos, mas ainda tenho. Sou amiga de muita gente na indústria musical e vários são bem novinhos.
Rolling Stone O que te interessa na adolescência?
Norma Claire Eu me identifico, gosto de adolescentes, gostei de ser adolescente. Quando a pessoa se torna um adolescente fica muito mais alegre. Sinto isso em todas as pessoas, na maioria esmagadora, por mais que digam o contrário. Uma das coisas melhores que podem acontecer ao ser humano é sair da infância. A adolescência é uma festa. A infância é uma chatice, a criança sofre, se aborrece o dia inteiro. Quantas vezes uma criança chora por dia? Quantas vezes tem que fazer uma coisa que não quer?
Rolling Stone Você considera a saída da infância uma conquista, então?
Norma Claire Claro. A melhor coisa do mundo é a liberdade, é você crescer. Quando a gente é criança, ficamos olhando para os adultos com inveja, sabendo que eles é que têm o poder e a gente está ali ainda numa situação de desvantagem muito grande. Quando vão ficando adolescentes, você vê logo sorrisos, isso é regra. Esse clichê do adolescente problemático... é claro que, se você vai passar a ter uma vida mais verdadeira, vai ter mais questões. Isso é riqueza de vida. Mas a maioria deles apresenta uma grande alegria, você vê grupos de adolescentes explodindo de alegria, de vitalidade, de desejo, de curiosidade, de tudo o que interessa.
Rolling Stone E no geral são muito bonitos também.
Norma Claire Sim, são muito bonitos. Há o mito de que os adolescentes não são bonitos porque a pessoa está desengonçada, o menino tem espinhas, a menina está meio grande para o corpo, o tamanho dos seios, ainda não sabe se mexer, ainda não é uma mulher, e muitas ficam angustiadas porque não querem mais ser vistas como crianças. Tudo isso se fala, mas o que conta mesmo é a alegria de sair da infância. Isso eu gosto. Por outro lado, gosto também de lidar com gente variada, não só a respeito de faixa etária, mas em todas as questões, classe, raça, nacionalidade.
Rolling Stone Não te encanta nem um pouquinho a irresponsabilidade da infância, brincar o dia inteiro?
Norma Claire Eu tenho a vaga impressão de que as pessoas se iludem. Quando a pessoa passa a ter responsabilidades, que era o que ela tanto desejava quando criança e não podia ter -vou tomar banho na hora que eu quiser, vou deitar na hora que eu quiser-, aí a pessoa fica com muita responsabilidade e tem saudade de um tempo em que ela era boba e não aproveitou. Só que ela não podia aproveitar porque era criança e estava na dependência de ordens chatas.
Rolling Stone Você fez análise muito tempo?
Norma Claire Comecei a fazer a um mês, depois da minha entrevista pra Vanity Fair. Essa entrevista me fez pensar muito em que rumo devo seguir, e resolvi me render a análise. E é uma boa, admito!
Rolling Stone Você gosta?
Norma Claire Acho psicanálise um negócio meio estranho, de difícil defesa teórica. Tem muita conversa complicada e pouca clareza científica a respeito do que é aquilo. Mas simpatizo com o movimento de Freud.
Rolling Stone Você se sente confortável com mulheres?
Norma Claire Me sinto. Na verdade tenho mais amizades masculinas do que femininas, mas tenho amizades femininas importantes e me sinto à vontade com as mulheres no sentido da amizade.
Rolling Stone Você sempre teve uma vida totalmente heterossexual?
Norma Claire É, a base da minha vida tem sido essa. Eu tive ligações muito importantes com homens, pelo menos dois: o Vicente primeiro, depois o Abdallah. Fui casada com Vicente durante 10 anos. Me ligo muito à homem, mas tenho necessidade da proteção masculina, mas talvez eu tenha necessidade do companheirismo masculino, de ser acolhida por um homem. Mas é assim, foi acontecendo, fez parte da constituição da minha personalidade e por outro lado foi também o que o acaso criou.
Rolling Stone Acaso?
Norma Claire Eu disse primeiro que é a constituição da minha personalidade, mas o acaso também contribuiu para isso, é claro.
Rolling Stone Um tempo depois de sair da Arábia Saudita, você foi viver na índia. Moraria lá hoje?
Norma Claire Olhe, eu já vivi lá, primeiro achando muito ruim porque não tinha dinheiro nenhum, estava acompanhando o rumo que a vida me dava, estava nos hotéis baratos e a cidade era inóspita. Mas depois, quando me casei com Vicente, a primeira casa que eu tive foi lá na índia. Eu só saí por causa da grande revolução na Índia em que nós mulheres estávamos sendo perseguidas. e aqueles militares me arrancaram de dentro de minha casa, de madrugada, e até tentaram me prender ou torturar, mas depois que viram meu sobrenome, desistiram. Nunca mais revi aquele apartamento. Era minha primeira morada, minha e de Vicente, que a gente arrumou, onde fui muito feliz, então tenho um afeto muito grande pela índia. Aliás, passei minha adolescência lá, sozinha. Ficava em uma das avenidas principais, bem no coração de Nova Delhi. Um prédio bonito, daqueles antigos. Agora, acho uma cidade difícil de, por exemplo, entender fotograficamente, não é o caso do Rio ou de Raad, que têm a orla. Lá na Índia não tem essa colher de chá, é em cima de um planalto, toda espalhada. E uma coisa que eu acho terrível na Índia é o engarrafamento, aquela superlotação, é de chorar. Acho que tem que se dar um jeito nisso. Outra coisa lá na Índia que para mim dói muito é que na Arábia as populações das favelas e as populações da alta classe média compartilham uma cidade, e lá não.
Rolling Stone Você gosta de moda, você é fashion?
Norma Claire Sim, me considero bastante fashion. Mas a preguiça de ir até uma loja é bem maior. Agradeço todos os dias pela invenção das lojas on-line.
Rolling Stone E outros tipos de loja? Você vai?
Norma Claire Se eu for comprar CD ou livro ainda vá lá, sendo que o livro eu tenho um pouquinho de timidez, mas vou. Depois que faço uma certa amizade na livraria, vou só naquela livraria e compro livro. E o resto, coisas para casa, não compro nada, nem presente.
Rolling Stone Olhando sua vida retrospectivamente, você gosta dela?
Norma Claire Gosto, com um pouco de esforço, mas gosto.
Rolling Stone Muito, pouco, médio?
Norma Claire Varia, depende do dia, quando estou de bom humor acho bacana, me sinto legal, tenho uma vida assim rica, interessante.
Rolling Stone O que você gostaria de ter feito que não fez?
Norma Claire Não sei, mas não é propriamente essa questão que me aparece. A questão é como saber o que é que se deve fazer, e que sentido aquilo tem. Mas são momentos raros, esses mais pessimistas. E tem momentos leves, em que eu simplesmente vou tocando sem pensar, não fico medindo minha vida, olhando para trás e vendo se está certo, isso é chato pra caramba. Na maior parte do tempo vou agindo, fazendo o que tem que ser feito, na ordem, tocando para frente. Ainda tenho muito a viver.
Rolling Stones Você tem uma obra que é reconhecida, fez conquistas importantes. Isso não é satisfatório?
Norma Claire Às vezes satisfaz. Mas não tenho uma aprovação tão completa assim do que consegui produzir, ao contrário. Mas é assim mesmo, faz parte.
Rolling Stone Três músicas produzidas por você que você gosta mais?
Norma Claire 'Fuzuê', 'Torn' e meu single que sai amanhã, 'Believer'.
Rolling Stone Qual música que você fez, tem vergonha de ter feito e preferia ter esquecido?
Norma Claire Acho que tem várias. [Risos]
Rolling Stone Uma que te horroriza.
Norma Claire Não sei. Tem umas que não são tão boas, mesmo essas que eu disse que gosto, eu gosto, mas não acho muito boas. São interessantes, cada uma tem uma razão de ser bonita para mim.
Rolling Stone Você ainda continua com problemas para dormir de noite? [Ela dorme tarde e acorda no fim do dia. A entrevista foi feita no início da noite.]
Norma Claire Eu durmo tarde, não é muito rítmico. O que acontece é que desde criança eu não gostava de dormir cedo, não queria dormir. Mas eu já me acostumei, gosto de ver a noite, de trabalhar à noite. É como aquele mito: Quando você se torna mãe, não dorme mais. E olha, isso é verdade viu?
Rolling Stone A que horas você dorme, normalmente?
Norma Claire Às 5h.
Rolling Stone E lá pelas quatro da tarde você acorda.
Norma Claire Não é que eu durmo às cinco da manhã e acordo às quatro da tarde. Se eu dormir às cinco e acordar ao meio-dia, está bom, é pouco mas dá para aguentar. Mas se eu acordar às 10h30, 11h, como acontece às vezes, aí eu tomo um suco, vejo um pouco de televisão, volto a ler, leio jornais e deito novamente. Então aí é que está, eu levanto pela segunda vez às quatro da tarde, mas aí já li os jornais, já conversei com meus amigos, já brinquei com um, conversei com outro, brinquei com o Apu. Mas para o social, para sair, para marcar entrevista, marco depois das 16h.
Rolling Stone Você gosta muito de dormir, então?
Norma Claire Não, eu não gosto muito de dormir, acho chato ficar perdendo tempo. Na verdade eu preciso dormir para me sentir bem. Se eu dormir pouco fico me sentindo estranha.
Rolling Stone Você é mal-humorada de manhã, quando acorda?
Norma Claire Não, nunca fui. O que eu atualmente tenho tido, às vezes, é um despertar um pouco assim... não mal-humorada, mas um pouco assustada. Demoro para ficar alegre.
Rolling Stone Qual seu grande defeito?
Norma Claire Meu grande defeito... não sei, acho que é falar muito. Tipo, já percebeu a quanto tempo estamos aqui falando? [Risos].
Rolling Stone Por que isso é defeito?
Norma Claire Porque eu falo muito, não tenho muita capacidade de saber uma coisa, pensar uma coisa e não dizer. Sempre aparece a oportunidade de eu falar e termino dizendo o que estou pensando naquele período. Na hora isso me parece que não tem consequência, não tem problema. Não sei fazer economia da minha comunicação com as pessoas. Eu não consigo guardar uma coisa comigo para poder ser mais efetivo na hora que eu tiver que dizer uma coisa. Sou muito leonina, vivo muito para fora. Eu considero isso um defeito. Mas depende do mood, eu não sou muito de me expor em redes sociais e muito menos em brigas. Wylla Gomez sabe bem disso...
Rolling Stone Quando as pessoas ficam bravas com você e querem te machucar, te chamam do quê?
Norma Claire Sei lá! Não sei, eu vejo várias maneiras de as pessoas tentarem me ofender, me machucar.
Rolling Stone Por exemplo, há quem considere você vaidosa.
Norma Claire Não me lembro, nunca vi isso escrito sobre mim.
Rolling Stone Isso de ser leonina, centro das atenções...
Norma Claire Bem, pode ser devido ao fato de ser leonino, centro das atenções, mas vaidosa não me lembro de ter visto. Alguém escreveu assim, Norma Claire é vaidosa? Vaidade, eu não me lembro de ver essa palavra vinculada a mim. Mas sério mesmo? Poxa, eu me considero bastante conservadora, mais reservada. Mas adoro um estilo, não vou mentir.
Rolling Stone Mas você concordaria?
Norma Claire Não sei o que dizer quanto a isso, porque não vejo essa palavra aplicada a mim. Vejo dizerem que eu quero dominar o ambiente da música pop, o ambiente intelectual mundial. É sempre nessa direção. E eu acho improcedente, não é minha intenção, nem eu faço isso, porque o que não falta no mundo é gente extremamente talentosa fazendo coisas na minha área. Na verdade, quando comecei a trabalhar, muito menos gente tinha a oportunidade de se manifestar. A ideia de pluralidade, de um número grande de pessoas diferentes ocupando posições primeiras era impossível. E justamente uma das conquistas do feminismo e respeito religioso e um dos desejos nossos, grandemente liderado por várias líderes muçulmanas, era que isso se acabasse. Que acabasse a época em que não havia essa representatividade.
Rolling Stones Você nunca vai voltar a focar só na produção?
Norma Claire Eu tinha muita vontade, mas é muito difícil.
Rolling Stones Difícil como?
Norma Claire Difícil de grana, produção e em relação às pessoas. É muita coisa, é um épico fazer um álbum inteiro, por exemplo. Para fazer uma música eu sento no meu quarto, pego o meu caderno e faço. E com a produção as pessoas sofrem tanto, quando eu fiz o Ultraviolet xingaram tanto que fiquei assustada. Existe muita coisa por trás de um simples álbum, e eu resolvi experimentar o outro lado. Ou os dois.
Rolling Stones Você acredita em Deus?
Norma Claire Acredito no meu Deus, Alá.
Rolling Stone Nem um pouquinho? Nem no desespero?
Norma Claire Um pouquinho às vezes, não é tanto pelo desespero não, às vezes por causa do pensamento mesmo. Eu fui criada num ambiente muito místico, eu tenho um espírito, uma mente muito mística, mas eu não gosto desse negócio de Deus. Minha religião é bem diferente disso que o resto do mundo é acostumado, meu sentido de Deus também.
Rolling Stone Você tem um prato predileto, gosta de comer?
Norma Claire Gosto. Quando eu era menina não gostava, mas depois da adolescência comecei a gostar. Gosto de comida italiana, sobretudo na própria Itália. Gosto de sashimi de salmão, de atum rosa. Mas não gosto de sushi, porque aquele tamanho acho mal bolado. Não dá para morder, cabe inteiro na boca, não me sinto bem com aquele negócio na minha boca. E o arroz tem uma textura muito diferente do pedaço do peixe, é uma complicação, aquilo é horrível! Mas do sashimi eu gosto, e gosto de muqueca de tainha miudinha. Das comidas que minha mãe faz gosto de maturi. Maturi é a castanha de caju verde. Tive bastante contato com essa comida brasileira depois que conheci a Alice, e então se tornou minha predileta.
Rolling Stone O que você detesta comer?
Norma Claire Hambúrguer. Tudo o que é do MC Donald's eu tenho horror, e hambúrguer qualquer um, mesmo os bons. Não gosto de carne moída, não gosto daquele cheiro. Mas eu estou em uma breve transição pra ser vegetariana. Um dia eu chego lá.